sexta-feira, janeiro 31, 2014

A VALE TEM UM PASSIVO COM CAPELA

O projeto do potássio denominado Taquary Vassouras no Estado de Sergipe se inicia com a exploração da silvinita do subsolo do municipio de Rosário do Catete, operação que acontece ainda nos dias de hoje.
Ao ser empossado no cargo de prefeito de Capela, em 2001, o ex-prefeito Carlão trazia uma certeza de que a Vale já estava explorando o subsolo capelense; daí, viabilizou esforços junto a Codise, representada naquela época pelo Sr. Zezinho Guimarães, atualmente deputado estadual, para a contratação de uma empresa especializada a fim de proceder os estudos e que resultou com a constatação de que a Vale estava explorando o subsolo capelense sem compensar e sem o conhecimento do municipio. 
A Câmara de Veredores compôs comissão especial, formada pelos vereadores Lucival Vieira de Moura, Eudes Santos Vieira e Bebe Água, que visitaram as galerias subterraneas do subsolo capelense explorado.
Não deu pra mensurar as milhares ou milhões de toneladas de potassio extraídos, repito, sem o conhecimento do municipio de Capela.
Só por meio de uma ação na justiça, movida pelo municipio através do prefeito da época, Carlão, onde atuou o competente advogado Dr. Eduardo Ribeiro, é que Capela passou a receber a CFEM a partir da data que a justiça reconheceu o direito de Capela.
Mas a Vale não reparou e nem ressarciu ao municipio o que já havia explorado antes, até a data da decisão judicial.
É oportuno saber: a Vale sabia ou não sabia que estava explorando o subsolo capelense?
Se não sabia, duvida-se da tecnologia que diz ter! Se sabia, por que não foi justa?
Esse é também um momento da empresa reparar esse prejuízo causado ao municipio de Capela.


segunda-feira, janeiro 27, 2014

LIRA N. S. DA PURIFICAÇÃO SE APRESENTA NO MUSEU DE GNTE SERGIPANA

Musicos prontos para apresentação e o Maestro Popô,
A Lira Nossa Senhora da Purificação de Capela/Se se prepara para apresentar-se no Museu de Gente Sergipana em Aracaju no calendário de eventos da Secretaria Estadual de Cultura, denominado "Liras Sergipanas".
Composta de músicos de Capela, jovens que iniciam os estudos musicais sob a batuta do abnegado maestro José Xavier de Andrade Filho, o popular popô, a Lira Nossa Senhora da Purificação é uma entidade filantrópica que se mantém pelo serviço relevante e gratuito prestado pelo maestro e o desejo dessa juventude aí fotografada.
Motivo de orgulho para os capelenses ao ouvirem anunciar nos microfones do Museu de Gente Sergipana a apresentação da nossa Lira.

sábado, janeiro 18, 2014

A POPULAÇÃO DE CAPELA APROVA A DECISÃO DO PREFEITO

"Se voce é capaz de tremer de indignação a cada injustiça que é cometida no mundo, então somos companheiros". Che Guevara
Com essa citação o ex-vereador Jó, membro do Movimento "Capela, a carnalita é nossa", iniciou sua fala para esclarecer às centenas de pessoas que se fizeram presentes na praça Manoel Cardoso Souza sobre o Projeto carnalita e de apoio ao prefeito Ezequiel por decidir não assinar a concessão da licença ambiental para a Vale explorar o subsolo de Capela sem que a planta industrial não seja instalada em nosso município.
Disse ainda, que os capelenses não são contra Sergipe, ao contrário,  temos 80% da riqueza do minério em nosso subsolo e aceitamos a exploração, desde que o investimento da instalação da planta industrial seja em nosso território; estamos dispostos e concordamos que a empresa Vale explore o nosso subsolo e também o solo com a instalação da Usina de beneficiamento; temos consciência da agressão ambiental que sofreremos. Mas o governo do Estado quer nos contemplar apenas com os impactos ambientais.
Para Jó, a decisão tomado pelo prefeito Ezequiel seria a mesma a ser tomada pelo governador se o Estado de Sergipe estivesse em questão semelhante.
A artilharia disparada contra o prefeito através do governo do Estado vem atingindo a todos os capelenses, visto que o o prefeito conscientemente atendeu ao pedido da população, onde adversários da política local, aliados do governador apoiaram a recusa da assinatura.
Parabenizou o prefeito pela Nota de Esclarecimento, diferente daquela reação manifestada governo do Estado movida pela raiva, pela arrogancia e pela falta de respeito a um povo que sempre lhe dedicou respeito, admiração e votos em seus pleitos. .

sexta-feira, janeiro 17, 2014

PREFEITO DE CAPELA ESCLARECE PORQUE NÃO ASSINA A LICENÇA SOCIAL PARA VALE.

A imprensa falada e escrita do nosso Estado noticia nesta quinta-feira a nota de esclarecimento que o prefeito de Capela redigiu em atenção ao povo de Sergipe e em particular aos capelenses que aguardavam dele esse atitude.
Com argumentos firmes e bem fundamentados, o prefeito de Capela, Ezequiel Leite, através da nota responde que não assina a concessão da licença social nos moldes que estão sendo impostos pelo governo do Estado. Sendo assim, essa nota serve de notificação do chefe da municipalidade capelense ao governo estadual da decisão:  não assina a licença social para exploração do potássio sem que a planta industrial não seja instalada no municipio que detém 80% do minério canalita, que é Capela.
A nota já se encontra publicada na íntegra no WhatSaap do prefeito.

quinta-feira, janeiro 16, 2014

LIRA DE CAPELA FARÁ APRESENTAÇÃO EM ARACAJU


A Lira Nossa Senhora da Purificação de Capela participará nessa sexta-feira 17/01 do projeto "Liras Sergipanas" idealizado pela Secretaria de Cultura do Estado e com apoio do Museu de Gente Sergipana.
A Lira capelense se apresentará no átrio do MGS - Museu de Gente Sergipana que tem a programação prevista para iniciar às 16hs com entrada grátis.
Vamos prestigiar os talentos de nossa terrra.

QUADRILHA REPETE EXPLOSÃO DE CASHs EM CAPELA.

Estragos deixados pela explosão
Na madrugada desta quarta-feira, 16.05 mais uma agencia bancária teve seus cashs explodidos.
Por volta das 02hs os moradores próximos a agencia do Banco do Brasil for surpreendido com o estrondo das dinamites explodindo as máquinas eletrônicas, numa ação da quadrilha que vem praticando esse crime em todo o Estado de Sergipe.
Primeiro explodiram os cashs da agencia do Bradesco, depois outras cidades vizinhas sofreram o mesmo ataque.

quarta-feira, janeiro 15, 2014

MAIS UM ATO DO MOVIMENTO "CAPELA, A CARNALITA É NOSSA".

Aconteceu hoje, na Praça Manoel Cardoso Souza, um ato público idealizado pelo movimento "Capela, a carnalita é nossa" com o objetivo de transmitir mais informações para a população e reiterar o apoio ao prefeito Ezequiel a não conceder a licença social caso não seja corrigida a injustiça que intentam contra Capela.
Centenas de pessoas, entre elas e em sua maioria a juventude acompanharam e aplaudiram os diversos pronunciamentos esclarecedores e motivando a população a resistir as pressões que o municipio através do prefeito vem sofrendo para assinar a licença. Todos os oradores afirmara que apoiam a decisão do prefeito e foi lembrado o nome do deputado Augusto Bezerra, o único a se pronunciar publicamente na defesa de nosso municipio nessa questão da carnalita.
Amanhã, dia 16.01, o Conselho da Vale estará reunido, e aguardamos a fala do prefeito Ezequiel decidindo sobre o assunto da concessão da licença.

O PREFEITO DE CAPELA VAI ANUNCIAR SUA DECISÃO

Nessa quarta-feira, dia 15/01, o prefeito de Capela/Se, /Ezequiel Leite, concederá entrevista em uma emissora de rádio informando de uma importante decisão que vai na direção de satisfazer a vontade do povo capelense em relação ao projeto carnalita.
"Na condição de representante legítimo para dirigir os destinos do nosso municipio, da mesma forma que o governador tem o dever de combater as injustiças e defender os interesses de Sergipe, o prefeito Ezequiel tem o mesmo dever de defender os interesses de Capela que também é Sergipe". Afirma o prefeito.
 
.
 


terça-feira, janeiro 14, 2014

A PRESSÃO DO GOVERNO E A RESISTÊNCIA DO POVO CAPELENSE

O prefeito Ezequiel Leite convida os integrantes do movimento "Capela, a carnalita é nossa", e os diversos segmentos da sociedade: comerciantes, professores, estudantes, profissionais liberais, lideranças políticas, e quem interessar pelo assunto, para uma reunião que acontecerá hoje, terça-feira, 14/01 na Secretaria de Cultura do Município, às 15hs para esclarecer sobre o processo do Projeto Carnalita em nosso municipio.
A Vale e a Petrobras passaram aproximadamente 05 anos para consolidarem o contrato de arrendamento desse projeto (carnalita), mas pressionam o prefeito de Capela, municipio detentor de 80% da reserva do minério a assinar uma licença em 48hs, transferindo o maior benefício da exploração para outro município.
O governo do Estado funciona como mágico. Publicamente diz que é justa e legítima a reivindicação de Capela, mas por trás pressiona o prefeito a abandonar essa justiça e legitimidade, ou seja: mostra uma mão e engana com a outra.
Quero dizer para Ezequiel que de sua decisão depende o desenvolvimento e o futuro do povo, em especial da juventude capelense, e isso nada significa para a Vale e nem para o governo do Estado.
Os capelenses estão prontos para resistir a essa ação nefasta do governo e da Vale.

domingo, janeiro 12, 2014

FESTA DE NOSSA SENHORA DA PURIFICAÇÃO

Cartaz com foto da imagem 2014
" Foi a virgem bendita! Foi Nossa Senhora! Que escolheu este chão e quis nele habitar. E no altar onde vive, e no altar onde mora. É dos filhos da terra a ventura sem par.
Eia sus ó Capela........" (estrofe do hino da padroeira de Capela/Se)
Iniciará no dia 24/01 a festividade religiosa com as novenas de Nossa Senhora da Purificação, Padroeira da cidade de Capela/Se.
O Padre Luciano vem trabalhando a motivação dos fiéis católicos para esses dias de preparação espiritual e de comprometimento com a igreja. Ele tem falado em seus sermões que a festa é da igreja católica, portanto, todos os que professam a fé católica devem assumir o seu papel de cristão católico e participar ativamente desse momento na vida da sociedade capelense.
As festividades culmina no dia 02/02 com Missa às 10hs, à tarde, 15hs a procissão que percorre as ruas da cidade e por fim com a bênção do Santíssimo.
A programação social terá inicio no dia 31;01 e vai até o dia 02/02 finalizando toda a programação.

quinta-feira, janeiro 09, 2014

CRIANÇAS, ADOLESCENTES E SEUS DIREITOS NO ECA

Um adolescente que vem sendo surrado e espancado por familiares e até ameaçado nessa ultima surra, saiu de casa para procurar socorro na sede do Conselho Tutelar. Lá chegando, narrou o seu problema e não obteve a proteção que o ECA lhe garante. Saiu da sede do Conselho à procuro de um local para passar a noite (dormir)  pois temia voltar para casa e sofrer mais agressões.
Mantive contato com alguns membros do Conselho Tutelar e fui informado que o atendimento e funcionamento está sendo precário em virtude da omissão do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que sequer se reune há mais de 03 meses, mesmo os tutelares tendo solicitado uma reunião para tratar de assuntos referentes a política de atendimento a Criança e ao Adolescente. 

quarta-feira, janeiro 08, 2014

AFINARAM O PELO!

Houve quem presenciasse uma conversa entre um vereador da base aliado do prefeito Ezequiel com o ex-prefeito Sukita. A conversa tratava-se de apoio político.  O vereador revelou para o ex-prefeito de que tinha pretensão de votar para deputado estadual em "L P", caso este não fosse candidato, o seu voto seria do ex-prefeito, disse mais, -"apesar de voce me maltratar na sua administração".
O ex-prefeito retrucou: - "não é bem assim não, vereador, é que você queria tudo, e não pode ser assim. Comigo todos voces afinaram o pelo, diga que não foi? O vereador confirmou.