sábado, outubro 26, 2013

GOVERNADOR NÃO DEVE LAVAR AS MÃOS

Creio que não deve haver em nenhum outro lugar no mundo a injustiça e falta de princípio ético que está  sendo cometida contra ao município de Capela/Se, em relação ao projeto carnalita. O subsolo de Capela possui 80% do minério (carnalita silvinita), que claramente responde pela maior parte do projeto de exploração. Como podem explicar que o maior benefício não seja instalado nesse município? Pois é isto que está acontecendo! A usina de beneficiamento do minério é considerado o maior benefício e sua instalação está sendo questionada para se localizar em outro município vizinho que juntamente com outros dois municípios, juntos, respondem por 20¨% da jazida do minério.
A decisão é também política, ou melhor, mais política. Depende da opção das autoridades políticas do Estado, em especial do governador. Cabe ao governador em exercício Jackson Barreto, a responsabilidade de decidir e influenciar sua decisão diante de um direito tão óbvio como é o direito de Capela ter a instalação da usina em seu território.
Lavar as mãos pode ser uma situação cômoda, mas não é o papel que se espera de um governante! Dizer que a decisão cabe à direção da Companhia Vale do Rio Doce, é um argumento fugitivo da realidade. Imaginem se a Companhia entendesse que a usina se instalasse em Porto Real do Colégio-AL. Como se posicionaria o governo do Estado de Sergipe?
Um projeto dessa magnitude, os princípios da sustentabilidade: eticamente correto e socialmente justos não podem ser ignorados.
Eticamente por parte da Companhia Vale do Rio Doce como também do governador do Estado.
O governador em exercício é principal articulador e interlocutor dessa questão, mas precisamos contar publicamente com o apoio dos parlamentares das esferas federal e estadual.
Queremos ouvir o posicionamento dos senadores Eduardo Amorim, do senador Valadares e da senadora Maria do Carmo; dos deputados federais Valadares Filho, Marcio Macedo, Almeida Lima (o único que esteve na reunião com o governador o prefeito e as lideranças de Capela), Mendonça Prado, Rogério Carvalho, Laércio Oliveira, André Moura e Fábio Reis.

3 comentários:

  1. É óbvio que se o governador tomasse decisões favoráveis a quem realmente é de direito, que somos nós capelenses, uma vez que temos mais de 50% das riquezas extraídas do subsolo, não estaríamos passando por essa angústia de ver o que é nosso, sendo tendencioso a beneficiar a população japarajubense desmerecidamente.No próximo ano, teremos eleição pra governo e pelo que me consta, Jackson Barreto é candidato.Vamos acordar....

    ResponderExcluir
  2. Caro anonimo acima, pelas palavras detecto que vce e mau informado, pois as peripecias politicas para que os beneficios fossem para a cidade de japaratuba nao de jackson barreto. Pergunte a andre moura e ao senador amorim, aliados do prefeito de capela, ezequiel, quem foi responsavel por tal fato.

    ResponderExcluir
  3. Caros leitores, vamos deixar de lenga-lengas e formar uma união e deixar que as ciúmeiras de quem é o pai da criança pois o minério obtido no solo de Capela só tem um, JESUS, que deu o dom a essa terra maravilhosa a obter esse sucesso. Se for do conssentimento dos homens da terra e da política que é uma coisa perniçiosa e o barco vai correr de acordo com os acordos. Até o ex, junto com o atual estão na luta seja lá quem vença,e temos a certeza que capela vencerá, abaixo as leis dos homens.

    ResponderExcluir