segunda-feira, fevereiro 04, 2013

IRMA JOANA BOSCO - 60 ANOS DE CONSAGRAÇÃO RELIGIOSA

Irmã Joana Bosco, completa 60 anos de consagração religiosa à Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada ConceiçãoMãe de Deus.
Filha natural de Capela/Se, serviu a nossa comunidade como professora no Colégio Imaculada Conceição e na rede estadual no Colégio Estadual Edelzio Viira de Melo.
Como religiosa conduziu por diversos anos a catequese para crianças e manutenção da cruzadinha formada por crianças e adolescentes que permaneciam nos movimentos da igreja após a primeira comunhão. Quem poderia recitar alguma estrofe do hino da cruzadinha? Alguem lembra?
Irmã Joano Bosco tambem é muito lembrado por seu gesto caridoso de ajudar aos mais necessitados. C.IRumpria a missão de pedir ao mais abastados para entregar para as famílias daqueles que nada ou pouco tinham.
A festa e procissão de 02 de fevereiro, lá estava ela, com vestes de festas, tradicional de sua congregação, numa devoção incomparável.
Hoje, recolhida na casa das freiras do Hospital São José em Aracaju, vive a saudade de seu povo, de sua igreja matriz

14 comentários:

  1. Se em Capela tivesse varias mulheres da estipe de Irmã Joana Bosco, a sociedade carente, teria uma vida mais digna, onde a igualdade social foi sempre o seu lema, sua marca principal, que Deus a conserve por muitos anos ainda, na sua vocação de evangelização e de levar aos mais necessitados desta cidade, o pão de cada dia.
    Que Deus ilumine sempre o seu camimho.

    ResponderExcluir
  2. A querida Irmã Joana Bosco é daquelas pessoas cuja vide é um exemplo de humildade, seriedade, amor aos mais pobres e crença na educação. Sua sinceridade, exigência, rigor e intolerância à disciplina são valores que até hoje me orgulham. Ter estudado no Colégio Imaculada Conceição e ter sido seu aluno certamente foram decisivos para a minha vida profissional.
    Os capelenses devemos nos orgulhar dessa parte da História.
    Parabéns, Irmã Joana Bosco,

    Kleber Fernandes de Oliveira

    ResponderExcluir
  3. **na frase "intolerância à disciplina", leia-se: intolerância à indisciplina***
    Kleber Fernandes de Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Sueli Frazão,sinto uma imensa saudade de minha infância na cidade de Capela,e uma figura extraordinário se eternizou para sempre em minha vida que é a Irmã Joana Bosco.No colégio, na igreja, e mesmo na rua, ela estava sempre por perto.
      Eu,Goreth e Silvânia Beijú a turma era grande e as saudades serão para sempre.

      Excluir
  4. Eu me lembro de um verso que cantavamos com a Imã Joana Bosco.
    O rei fez um grande banquete ,
    O povo já foi convidado,
    A mesa já esta preparada...

    Eu me sinto feliz perto de Deus...
    Saudades,
    Sueli Frazão.

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Guido dos Santos sou sobrinho e afilhado da irmã Joana Bosco e gostaria de saber mais sobre ela,pois não ha vejo mais cinquenta anos e gostaria de ter noticia dela ou de sua família. Caso alguém a conheça por favor entre em contato. fone 013 32336557

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Irmã Joana Bosco encontra-se residindo na Casa das Freiras no Hospital São Jose em Aracaju.

      Excluir
  6. Gostaria de encontrar essa pessoa que não há vejo desde quando eu vim do norte para São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Tive o prazer, quando exercí o mandato de vereador, apresentar Projeto de Lei denominando de Escola Municipal Irmã Joana Bosco no povoado Saúde, que antes chamava-se de Escola Municipal Guiné.

    ResponderExcluir
  8. Irmã Joana, gostaria de saber o endereço de Irmã Ana Sebastiana, ela residia na Rua São Vicente, 346 Rosa e Silva - Recife -PE (Tamarineira).

    ResponderExcluir
  9. Querida irma Joana Bosco fiz parte de sua cruzadinha,cheguei a ser tesoureira com 8 anos de idade.Me lembro da musiquinha(cruzada somos e bem mais de mil,cruzada somos e bem mais de mil,cruzada somo e bem mais de mil para defender o Brasil .)

    ResponderExcluir
  10. Com quantos anos irmã Joana Bosco morreu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No dia 26/11/2021 aos 94 anos de idade.Minha amada titia 😭😭

      Excluir