quinta-feira, junho 07, 2012

SÃO PEDRO EM CAPELA: falta sensibilidade para montar a programação.


 Por Ana Carla Barreto Alves


São Pedro em Capela: falta sensibilidade para montar a programação

Muitos capelenses e admiradores do São Pedro de Capela esperam por mudanças na programação da tradicional Festa do Mastro. É que nas últimas edições a administração municipal não tem priorizado a parte cultural do evento.
É importante ressaltar que as inovações são bem vindas, mas não se pode perder o rumo da história. A Festa do Mastro de Capela é do povo e não da política, não dos políticos.
Para lembrar, as atrações musicais podem ser vistas em outras cidades e em diversas épocas do ano. A parte cultural não, e foi justamente a cultura e a tradição desse evento que garantiu seu sucesso. A festa do Mastro foi criada em 1939.
Já não se fala na cavalgada que se encerrava com o divertido casamento da viúva. Por decisão da prefeitura municipal, o desfile da baiana, outra atração da cidade nesse período, chegou a acontecer às 9h da manhã depois de anos e anos realizada no período da tarde.
A reação de membros da família Melo, idealizadora da grande festa, foi promover no mesmo dia outro desfile. Esse saiu às 15h, de acordo com a tradição e com o apoio da comunidade.
O cortejo do Mastro tem sido angustiante desde que trios elétricos foram incluídos na programação, tornando inevitável a dispersão das pessoas e minimizando, cada vez mais, o som dos pífanos e zabumbas.
Agora, o desfile que leva a grande árvore pelas ruas, só chega ao destino final porque conta com capelenses e visitantes apaixonados pela tradição da festa. Eles ainda tentam resistir a inovações desrespeitosas.
Na programação artística, apresentada nos grandes palcos instalados na praça, quase não há espaço para os forrozeiros, para o forró pé-de-serra. Em Capela, está cada vez mais difícil ouvir o toque da sanfona. A atenção especial é mesmo para sertanejos, bandas de axé, arrocha e de eletro forró.



20 comentários:

  1. Parabenizo a Ana Carla, pela chamada da atenção dos capelenses para esse assunto. Outras grandes festas da região morreram por falta de raizes. Por onde anda a edição do pirambrega? Qualque banda pode se apresentar em qualquer lugar, mas a Sarandaia, a marcação do mastro no dia de corpus christy, o baile da rainha de São Pedro, a Missa do fogueteiro, o desfile da baiana, os casamentos do matuto e da viuva, a busca do mastro e a guerra do buscapés, são o grande diferencial dos festejos juninos em no Estado.
    Abondonar esse patrimonio por um festival de NADA, de besteiras, é ser medíocre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Ana, o prefeito tem humilhado os capelenses amantes da veradeira cultura, já que outrora o mesmo gestor disse em alto e bom son: "cultura é coisa de veado", que o diga o antigo secretário "Professor querido", até que ponto chegou a degradação da tradição capelense, a "Festa do Mastro", transformou-se no "festival de São Pedro", para satisfazer os caprichos do atual gestor (reencarnação de Caligula)...Primeiro capricho: Luan Santana...segundo: Michael Tellor...Já que cultura é coisa de VVVVV...Porém ficam de fora a tradição: Flávio José, Ademario Coelho, Zé Ramalho, Alcimar Monteiro, Dominguinhos...entre outros. Não vejo a hora de chegar dia cinco d outubro, aí eu voto com gosto.

      Excluir
    2. ana carla tá assim pq tá com o brilho ofusco e não tá mais mamando na teta..;....

      Excluir
    3. Pelo menos quando ela mamava a festa era mais organizada, e os que mamam agora, não sabem o que é tradição, povo sem cultura mesmo.

      Excluir
    4. Gostaria de deixar meu ponto de vista aqui, primeiramente prioriza-se as necessidades do povo, organiza as contas públicas, procura saber sobre os anseios da população e em seguida vem as comemorações. Não podemos comemorar a situação em que nosso munícipio vive, o prefeito já teve bastante tempo de planejar, executar e comemorar seus resultados porém não fez o que deveria fazer. Administração voltada aos seus interesses e não aos da população. Em vez de priorizar a festa, vamos ter atenção ao povo, vejo muitos cidadãos capelenses só olharem para sua própria barriga. Pensem nisso e coloquem seus nomes, não deixem anônimos seus relatos!

      Excluir
  2. È uma merda de um "FESTIVAL" de São Pedro.
    Ô assassino, respeite nossa festa. Ela é parte da nossa história, inclusive a sua.
    Mais uma "enovassão", apresentação das candidatas a Rainha do São Pedro na Sarandaia.
    Pô, vá ser ruim de "inovação" assim na casa do cabrunco.
    DEVOLVA MINHA FESTA, IRRESPONSÁVEL, ELA NÃO DEVE SER VÍTIMA DE SUA VAIDADE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah! vc queria léa dinovo né? certamente vc mamava na prefeitura zé......

      Excluir
  3. E Sukita lá sabe o que é cultura.

    ResponderExcluir
  4. A NOSSA CULTURA

    São Pedro em Capela é bom demais! Quem não se lembra dessa frase memorável? A nossa festa do mastro é muito rica, muito diversificada, as pessoas ficam encantadas com tantas opções de diversão. Sarandaia, Rainha do São Pedro, Baiana, Busca do Mastro, Casamento do Matuto, Cavalgada, Queima do mastro, Guerra de Buscapés.

    Na Sarandaia pífanos e zabumbas animavam a multidão,
    cheia de brilho e alegria vai “acordando São João”,
    hoje essa euforia encantadora, já não existe mais,
    enterraram a cultura da Rainha de algum tempo atrás.

    O baile da Rainha do São Pedro tinha muita emoção,
    a disputa de belas candidatas mexia com a população,
    agora é um acontecimento quase esquecido, pouco falado,
    quando vamos voltar a ver aquele baile animado?

    Baiana, personagem do São Pedro da gente,
    arrastava multidão com seu calor envolvente,
    enfraquecida com um tal de forró com amor e frajola
    desrespeitando a tradição, aprisionando a cultura na gaiola.

    Busca do mastro, a mais importante parte dessa tradição
    Que coisa boa a lama e o quentão! Quem não se lembra do saudoso Totozão?
    Agora vem um trio elétrico como um rolo compressor,
    Tirando o brilho da festa, preparada com muito amor.

    Lembramos com muita alegria do casamento do matuto,
    carroças enfeitadas, muita gente animada, nesse festejo absoluto,
    hoje isso acabou, e agora o que restou foi uma desordem total,
    o que podemos fazer, para recuperar e rever, essa riqueza cultural?

    Autor: Antônio Marques

    ResponderExcluir
  5. Sabemos que a cultura é dinâmica e que as mudanças vão ocorrer, queiramos ou não. Mas, para não perder as suas características, o tombamento é uma saída. Outra opção é a criação de um ponto de cultura que atraia especialistas e comunidade para uma discussão ampla sobre os diversos problemas enfrentados pelos remanescentes de grupos folclóricos e artistas retirando do executivo municipal o poder exclusivo de decidir sobre questões culturais. Caso isto não ocorra, a identidade coletiva perderá espaço diante dos interesses individuais.

    ResponderExcluir
  6. Concordo Ricardo mais nunca se viu tanta falta de respeito a cultura capelense como atualmente, a falta de educação é gritante nesse administrador que deveria no mais estudar a história da cidade e da Festa do Mastro de Capela, ele precisa saber que a Festa é boa não porque é ele quem administra a cidade, a festa já era boa muito antes dele ai chegar e o pior todas as outras inovações vieram, se somaram as que já existiam sem descaracterizar o lúdico a parte folclórica da Festa e é isso infelizmente que esta morrendo como eu sei que voce é professor de História dê umas aulas de cultura popular a essa criatura que quem sabe ele aprende algo.Penso que é hora de voce convidar os seus colegas de curso e fazer uma ação contra essa atual descaracterização não sou capelense mais já fui muito aos eventos. O baile da Rainha aquele ginásio de Capela parecia um arraial deixei de ir quando cheguei e não tinha nem mesmo uma bandeirola e o gosto dos jurados????São Pedro em Capela já foi BOM DEMAIS e cuidado capelenses se não culturalmente voces vão ser mais uma página virada na HISTÓRIA dos festejos juninos ou não tem show em todo o Estado nesse mês?Já estou indo pra os que ficam mais perto de casa!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Realmente, caro anônimo, é preciso urgentemente rever e reavaliar para corrigir. Mas, muitas mudanças ainda irão ocorrer. Imagine a festa do mastro sem o seu tradicional banho de lama... ou a saída dos tradicionais participantes devido a poluição sonora provocada por turistas que invadem a cidade com suas máquinas, trios, bandas e, até boates descaracterizando a nossa festa. São várias festas dentro da festa.
    Além disso, a organização da baiana por membros da sociedade capelense e a sua saída à tarde, contrariando a decisão da comissão organizadora, em outro momento, foi um ato de contestação muito bem planejado. É preciso criar outros atos como este para mostrar/ensinar o que representa esta famosa tradição que perpassa cargos e partidos, é algo do nosso povo e precisa ser respeitado.

    ResponderExcluir
  8. O pior,que tem um hospital no meio disso.o som ou ruído dos trios elétricos,que,ultrapassam todos níveis de decibeis,operam bem ao lado do mesmo.coitadinho dos emfermos.....festa é bom;mas legislação tem que cumprir.Ruído acima de 60 Decibéis,nem pensar. socorro,my friends ...lula turista São Paulo

    ResponderExcluir
  9. JA VIRAM OS SENHORES QUE ESTE BLOQ SÓ PUBLICA OS COMENTARIOS CRITICANDO SUKITA QUANDO TEM ALGUM COMENTARIO A SEU FAVOR ELES NÃO PUBLICAM JÓ PENSE QUE NO BRASIL AINDA EXISTE UMA TAL DE LIBERDADE DE EXPRESSÃO SE O SENHOR SÓ QUEIRA OUVIR FALAR MAL DE SUKITA NÃO TENHA ESSE BLOQ AÇA UM JORNAL ESCRITO SÓ POR VC DESCENDO A MADEIRA NO PREFEITO ELEITO PELA MAIORIA DO POVO DE CAPELA E QUE CONTINUA USUFLUINDO DE UM GRANDE APOIO DA POPULAÇÃO DE CAPELA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É cada povo mereçem o prefeito que tem,e enquanto isso a festa continua né?Michel telo custa os olhas da cara.será que não tem ministerio público nesse municipio?auditoria já nesta .promover se com dinheiro alheio é bom,porém,é crime.quanto ao comentário acima,arruma alguma boa e justa noticia do tão endeusado suco de maracujá e detona aí o cara?

      Excluir
  10. Aposto com quem quiser que esse povo todo dai de cima ta tudo aqui em capela enchendo a cara, dando boas gargalhadas virando o dia na manguaça... então gente, se ta ruim pra vcs ñ precisam vim estragar o tipo de festa que gostamos as coisas mudam e evoluem, guardem estas festas antigas na memoria de vcs que é melhor, peguem a dentadura botem numa vasilha e vão durmir BLZ!!! Há e antes que digam "ô povinho sem cultura"... e daí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A grande virtude da democracia é a de sabermos conviver com pessoas com este volume de consciencia cultural. Ainda anonimas.

      Excluir
    2. A saída é exigir a identificação, como a grande maioria dos blogs e sites fazem. Limitaria a participação, mas ganharia em qualidade.

      Excluir
  11. bom a festa passou,quem vai pagar conta?carlinhos cachoeira....tem jeito não..tá preso kkkkkkkk,bem,se foi boa a festa ora o Zé povinho pagam né?

    ResponderExcluir
  12. só é chato pq ao invés de criticas quem sabe elogiando o prefeito sukita q mudou a kara da cidade talvez seu candidato ezequiel tivesse um pouquinho de voto a mais.
    eu trabalho na prefeitura, no meu atendimento entrevisto o povo e 99% da comunidade principalmente dos povoados dizem que deus mim livre tirar sukitinha de capela tao cedo, eles querem é silvany na proxima.
    precisamos de dra josefa agora pra n deixar a peteca cair ok?

    ResponderExcluir