sexta-feira, abril 29, 2011

MAIS UM SERVIDOR DA PREFEITURA DE CAPELA/SE ENCRENCADO NA JUSTIÇA

Tramita na justiça o processo 201162000289, movido pela Associação Sergipana de Obras Públicas e Privadas contra a Presidente da Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura de Capela/Se, atualmente a Senhora Telma, para responder sobre as irregularidades do processo licitatório que autoriza ao prefeito executar obras por administração direta, consequentemente a contratação de pessoal sem concurso público.
No dia 26/04 foi publicada a expedição da intimação para a senhora presidente da Comissão de Licitaçao..
Intimada a procuradora do municipio a manifestar-se sobre o assunto, esta não apresentou nenhum argumento.
O Tribunal de Contas de Sergipe, por unanimidade reconheceu no dia 14/04 como irregular a execução de obras por administração direta com a contratação de pessoal deliberada sem concurso público..
Seria legal que os vereadores, essa Câmara que aprova tudo, sem observar os principios fundamentais da administração pública, fossem também processados.
Fonte: tj-se e tce-se

quarta-feira, abril 27, 2011

ENQUANTO ALUNOS SENTAM NO CHÃO POR FALTA DE CARTEIRAS NAS ESCOLAS...

O prefeito de Capela/Se. gastou com a mobilia do Palácio que leva o seu nome a importancia de R$ 201.197,60 (duzentos e um mil cento e noventa e sete reais e sessenta centavos), conforme publicação do diário Oficial do dia 08/03/2010.

segunda-feira, abril 25, 2011

"...JÓ, NEGO SAFADO!... MERECE UMA SURRA!"

Essa foi a maneira como o ex-presidente da Camara de Capela/Se, Sr. Jorge Souza, encontrou para atacar o proprietário deste blog, hoje pela manhã na presença de algumas pessoas, entre elas do povoado Pirunga.
O motivo do desabafo foi a publicação neste blog sobre a decisão do Tribunal de Contas de Sergipe determinando que ele e a ex-prefeita Léa devolvam cifras aos cofres públicos do municipio.
Segundo pessoas que estavam presentes, ouviram o Sr. Jorge dizer: - "jó, aquele nego safado, tá merecendo uma surra, olha aqui o retrato dele, eu não sei o que estão fazendo que não deram uma surra ainda."
- Como tenho orgulho de ser negro! E dignifico a minha cor quando também na condição de ex-presidente não integro a lista dos que vão devolver dinheiro público. Isso incomoda a muitos.
Sei que o maior problema dessa gente é a convivencia com a democracia.
Talvez o mesmo não saiba, mas cometeu um crime de preconceito racial, inafiançavel, além de ameaças.
O senhor que já foi punido pela justiça a pagar 03 meses de seus subsídios de vereador para a senhora Aurinha, por aquela atitude que foi manchete na Gazeta de Sergipe, ainda tem coragem de querer ou mandar surrar alguém?
Sou negro com muita honra! Mas Capela não é senzala!

domingo, abril 24, 2011

IMAGENS DA SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO EM CAPELA/SE

Imagem de N. S. das Dores
Penitentes em frente a Igreja do Amparo
Penitentes chegando na igreja do Amparo e de joelhos dentro da igreja rezando o Senhor Deus.
Imagem de Senhor dos Passos.
Penitentes saindo da igreja em direçãoà outras igrejas

RUTH E RAQUEL, CHIQUÉSIMAS. MEUS AMORES!

A primogênita Raquel e a mana Ruth, com sorrisos gêmeos fotografadas por Jorge.
 

domingo, abril 17, 2011

CONTRA FOTOS NÃO HÁ ARGUMENTOS: VEREADORES DENUNCIA (ARAM) SUKITA

Estamos vendo os vereadores de Capela/Se, entregando ao Presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, Conselheiro Reinaldo Moura, denuncias contra o prefeito Sukita, depois do episódio da eleição para presidencia da Camara em que eles foram desmoralisados em praça pública ao som do mini-trio. Agora todos voltaram ao aconchego do Palacio Manoel Messias Sukita Santos, que vem a ser a Prefeitura. Como ficarão as denuncias feitas por esses eminentes representantes do povo?
Quem está com a verdade? Como vão se pronunciar quando das diligencias do TCE em relação as deuncias? O que teria levado os vereadores voltarem atraz?
Foto: fonte TCE

CONSTRUÇÕES DE CASAS E MANSÕES MOTIVAM AÇÕES NA JUSTIÇA.

Os tradicionais boatos que ouvimos nas ruas e povoados de Capela/Se, que a edificação das casas e mansões de auxiliares e familiares do prefeito são inexplicáveis, tem gerado processos na justiça.
O primeiro a ser intimado na Delegacia e para o Forum fui eu, (jó), sob a alegação de que eu teria dito que a casa da senhora Nildete fora construida pelo primo prefeito Sukita. O que desafiei provas.
Agora já se encontra tambem com audiencia marcada para o forum de Capela/Se, a senhora Netinha,moradora da Vila Miranda, segunda ela pelo mesmo motivo, é mole!
Se a intenção é intimidar os boatos, deve ser feita uma audiencia pública ou anuncios solicitando que o povo deixe de comentar sobre o assunto, talvez cole.
Ah! mas o deputado Augusto Bezerra filmou as edificações comentadas pelo povo capelense, à luz do dia, e a qualquer momento poderão ser estampadas nas páginas dos jornais. Não vai sobrar nem um processinho para o deputado não?

sábado, abril 16, 2011

A CRIANÇA EM CAPELA/SE NÃO É PRIORIDADE!

Com a eleição da Senhora Guilhermina para presidir o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no municipio de Capela/Se, segundo informações é comissionada da prefeitura, o que pelo menos eticamente não pode, sendo a candidata batisada e crismada pelo poder executivo, fica evidenciada a falta de prioridade com a criança e adolescente em Capela.
Os exemplos arrastam: vejam as condições das creches, das escolas do ensino fundamental, das condições da sede do Conselho tutelar, a "existencia" de programas sociais sustentáveis para crianças e adolescentes, salvo os do governo federal, a exclusão dos alunos da rede municipal do programa do governo federal UCA - um computador para cada aluno, etc.
Posso garantir que no exercicio do meu mandato de vereador, apresentei e consegui aprovação entre os meus pares para disponibilizar recursos para o Conselho tutelar equivalente a 1% da receita corrente líquida, o que possibilitou a melhoria da sede do conselho, a aquisição próprio do conselho para atender a demanda e agora nada.

quinta-feira, abril 14, 2011

EX-PREFEITO E EX-PRESIDENTE DA CAMARA DE CAPELA/SE PUNIDOS PELO TCE

As gavetas da Camara de vereadores de Capela/Se, continuam abarrotando de processos. Depois do Relatório da CGU contendo 157 páginas,conforme informação de um membro do Poder Legislativo, a semana passada o Tribunal de Contas de Sergipe enviou para aquela Casa a tomada de contas de um ex-prefeito com o parecer em que o mesmo devolva algo em torno de 50 mil reais.
Hoje, a Camara recebeu do TCE  a tomada de contas de um ex-presidente da Camara de Vereadores, com a decisão em que o mesmo devolva aos cofres públicos algo em torno de 200 mi reais.

ELEIÇAO PARA O CMDCA DE CAPELA/SE

Esta tarde será realizada a eleição para composição do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do municipio de Capela/Se.
É o Conselho municipal, de acordo com o Estatuto, o responsavel por traçar metas de proteção, bem como acompanhar a execução orçamentárias do municipio dirigidas às politicas de atendimento da criança e adolescente
O conselho tutelar é responsavel pela execução das políticas de atendimento, enquanto o Conselho Municipal é responsavel pelo planejamento e acompanhamento dessas políticas em nome da sociedade.

quarta-feira, abril 13, 2011

AS MANOBRAS NA LICITAÇÃO PARA A MERENDA ESCOLAR EM CAPELA/SE

Os vicios do cachimbo é que deixa o bico torto.
A Comissão Permanente de Licitação do municipio de Capela/Se, declarou deserta a licitação da chamada pública 02/2011 destinada a aquisição de gêneros alimenticios da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, prevista para o dia 30/03/2011, destinado a alimentação escolar para a rede municipal de ensino,  por falta de interessados.
Como que o produtor rural de Capela tomaria conhecimento de tal licitação que foi publicado em um jornal que não se sabe qual e que não circula na zona rural?
Por que a Secretaria Municipal de Agricultura não mantem um cadastro de produtores da agricultura familiar, organizando-os para participarem desses processos, se o objetivo é fortalecer a economia local?
A quem interessa que esse tipo de informação não chegue ao agricultor e empreendedor familiar?
Interessa aos especialistas de fraudarem as licitações. De forma legal, declaram deserta a licitação e direcionam a compra para os vendedores de sempre. Pessoas que não produzem nada e vendem tudo, quem não cria sequer um pinto e fornecem frangos e outras coisas mais.
O MPF já possui denuncias do Conselho de Alimentação Escolar e do senhor Almir, morador de Vila Barracas que consta como grande fornecedor de produtos para a merenda escolar, mas ele afirma nunca ter vendido uma cabeça de alho, mas até os cheques foram sacados segundo ele, com imitação grosseira de sua assinatura.
  O que nos causa sofrimentos é ver que as pessoas mesmo sabendo de problemas judiciais, processos com pedidos de prisão ainda e arriscam assinar o que não conhecem. Amigos, tomem cuidado!
Olhem! quem for processado e condenado, mesmo sendo servidor público concursado, poderá perder até o seu emprego pra o bem do serviço público. Vigiem pelo amor de Deus!

terça-feira, abril 12, 2011

PEQUENOS PAGANDO PELO GRANDE PECADOR

SERVIDORES PUBLICOS DA PREFEITURA DE CAPELA/SE DENUNCIADOS PELO MPF POR FALSIFICAÇÃO DE DECLARAÇÕES PARA CONCESSÕES DE ALVARÁS PARA SUPOSTOS TAXISTAS.
ELES AGIRAM ESPONTANEAMENTE OU OBEDECERAM DETERMINADAS INDICAÇÕES SUPERIORES?
Leia o comentário 1 desta postagem.
O MPF - Ministério Público Federal denuncia 02 servidores publico municipal de Capela/Se por falsificação de Alvarás para taxistas.
Nós que fazemos este blog não ficamos nada satisfeitos com a encrenca em que pessoas do nosso convivio se meteram enquanto o mangangão fica ileso.
Isso servirá de exemplo a outros. Cuidado gente!

CAPELA/SE - O MUNICIPIO INFECTADO PELA CORRUPÇAO

Hoje 12/04 uma senhora chegou na Praça Manoel Cardoso Souza, irritadissima e seguia em direção à Camara de Vereadores. Ela comentou que fora contratada por um vereador para receber uma remuneração mensal de R$ 900,00. Depois de alguns meses foi exonerada e deu entrada no Seguro desemprego. Só que quando do recebimento das parcelas do referido Seguro a mesma viajava até a Caixa Economica de Maruim/Se em companhia de uma assessora do vereador para que o dinheiro (recebido do seguro desemprego)  fosse repassado a assessora, e esta ao paralamentar.
Ao buscar algum benefício previdenciario, e senhora (exonerada) enfrentou problemas o botou a boca no tormbone antes de entrar no prédio da Camara.
Como trata-se de uma questão envolvendo a Camara, vamos esperar se algum vereador comenta ou silenciará pela conivencia e cumplicidade.
Se não bastasse os Relatório da CGU envolvendo o Poder Executivo.

NUMEROS INCONSISTENTES, NÃO OFICIAIS, EGANOSOS.

O DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconomicos, publicou no mês de março/2011 a taxa de desemprego no Brasil, devidindo por regiões. Mediu-se a região Salvador/Recife, compreendida aí Sergipe e Alagoas, e o resultado da taxa de desemprego nessa região chegou a 14%.
Capela/Se está inserida neste contexto, e todos que moramos aquí, sabemos que a taxa de desemprego é altíssima. Qual a oportunidade de emprego gerada para os jovens capelenses cuja classe gira em torno de 25% da população? (ver censo IBGE 2010) Algum mandatário terá a coragem de afirmar, mesmo através de redes sociais que o municipio gera oportunidade de empregos em especial para os jovens de nossa cidade. Os pais de familias que compõem a População Economicamente Ativa, com o pejamento das usinas, qual outras alternativas são oferecidas? A mão amiga?
Precisamos ter responsabilidade com as informações, e este tem sido o papela deste blog.
Se esse da do não tem consistencia, arrastam os outros como exemplo.

sexta-feira, abril 08, 2011

VEREADORES DE CAPELA POSAM PRA FOTOS EM BRASILIA-DF

Este blog informou de primeira mão a viagem de parte dos vereadores na semana passada para Maceió/AL, e nesta semana os demais viajaram para Brasilia/DF. Somente depois de nossa publicação,  confirmaando a nossa postagem, o blog Vereador Comenta, exibe as fotos dos mesmos posando em foto ao lado do deputado federal Valadares Filho no plenário da Camara dos Deputados
Ainda há informações de que foi levado na bagagem dos mesmos muitos projetos para Capela/Se, e isso é importantissimo para o povo capelense,  estamos ansiosos para postar os tais projetos.
Como o povo é o patrão dos mandatários, nada mais justo do que a população saber da participação dos vereadores nos congressos, mesmo antes da viagem.
Não fosse o Transparencia Capela a população nem sabia dessa viagem tão mportante.
Fonte: blog Vereador Comenta.

quinta-feira, abril 07, 2011

"...OU SE INSTALA A MORALIDADE OU LOCUPLETEM-SE TODOS".

Assim se define os membros da Camara de Vereadores de Capela. Depois de embates, chingamentos, ameaças em praça pública, agora locupletam-se todos, divididos em blocos.
A semana passada um grupo de vereadores veranearam em forma de congresso em Maceió/AL, esta semana o outro bloco estão veraneando em Brasilia-DF.
O valor da diária paga a cada paralamentar é de R$ 550,00, o que significa que por 05 dias de cada paralamentar o povo paga R$ 2.750,00 livre de tudo, e ainda, segundo denuncia da vereadora Léa Sobral, a empresa que organiza o  veraneio/congresso tem sociedade com a esposa de um vereador de Capela/Se 

PISO NACIONAL DE SALARIOS DO MAGISTÉRIO - VITORIA NO STF

Nesta quarta-feira  dia 06/04, o Supremo Tribunal Federal, julgou pela constitucionalidade do Piso Nacional de Salários do Magistério, fixado pela MEC para este ano de 2011 em R$ 1.187,00 para a jornada de 40 horas semanais. Esse deve ser o vencimento base.
O julgamento ampliou ainda o entendimento de que o piso significa a remuneração básica, sendo proibida a compensação com outras vantagens como: regencia, titulaçao, triênios etc, como aconteceu em nossa cidade Capela/Se que reduziu o percentual da regencia de 50% para 10% a fim de aumentar a remuneração básica.
O Ministro relator Joaquim Barbosa assim se pronunciou: "Não me comove, não me sensibiliza nem um pouco argumentos de ordens orçamentárias. O que me sensibiliza é a questão da desigualdade intrinseca que está envolvida. Duvido que não haja um grande numero de categorias de servidores, que não esta, que tenha rendimentos de pelo menos 10, 12 e até 15 vezes mais que esse piso".

terça-feira, abril 05, 2011

ÁGUA DO PAJAÚ(MIRANDA) IMPRÓPRIA PARA O CONSUMO HUMANO

A comunidade de Vila Miranda, Capela/Se estão bebendo água que de acordo com análises colhida pela autarquia municipal responsável pelo fornecimento em nosso municipio, não é recomendável para o consumo humano. O abastecimento é feito por duas fontes de captações: A fonte grande, é própria para consumo, já o Pajaú é impróprio para o consumo humano. Além da presença de coliformes fecais ainda tem coloração: amarela!
O problema de abastecimento de água vem se agravando desde a cidade com a falta constantes e nos povoados Saúde, Quixaba mais ainda.
Para a direção do SAAE de Capela, é simples informar para a população que é por falta de bomba A, equipamento B ou qualquer outra justificativa.
Na verdade é que não existe planejamento de investimentos estratégico para atender a demanda nem por parte do municipio e tão pouco da empresa.
Quando o Sr. Marcelo Viana deixou a direção do SAAE, publicou e distribuiu em toda cidade um informativo no qual indicava como garantida uma emenda do governo federal para melhoria do sistema de abastecimento de água em Capela no valor de R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais).
Para que todos saibam, a Capela não tem problemas com aquíferos (minadoros) que são abundantes, falta mesmo gestão de investimentos.
Esse não seria um bom tema para ser tratado pelos vereadores?

sábado, abril 02, 2011

MATERNIDADE NÃO TEM EQUIPE DE MÉDICOS COMPLETA

O Centro de Obstetricia Leonor Barreto Franco, maternidade, de Capela/Se, não está dispondo da equipe médica completa regular para atender as parturientas nos partos e os recém-nascidos.
Nem todos os dias tem pediatra no plantão, e outras especialidades necessárias ao atendimento maternal.
Uma acompanhante de uma paciente nos informou que chegando à maternidade recebeu a seguinte sugestão, se podemos chamar de sugestão: " se essa parturiente viesse ontem, teve pediatra".
Olha, sabemos que o governo do Estado com os nossos impostos, paga uma quantidade fabulosa de dinheiro para a Fundação Hospitalar de Saúde, que terceiriza muitos serviços e vem prestando um serviço de baixa qualidade.
Isso é crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, e aproveitamos este espaço para solicitar ao Conselho Tutelar para investigar a denuncia e comunicar ao Representante do Ministério Público para corrigir a possivel negligencia por parte da Fudação Hospitalar de Sergipe.